A busca pela satisfação atrai todos os dias milhões de pessoas ao consumismo, à traição, às drogas, ao sexo, à pornografia, ao uso desenfreado da internet e se fôssemos fazer uma lista aqui, com certeza seria uma grande lista! Há casos de pessoas que lutam parte da sua vida, para conseguir comprar “aquele apartamento” e depois que conseguem, passados poucos anos, o imóvel já não satisfaz, o carro já não satisfaz, a mulher ou o marido já não satisfazem...
A grande questão é que, na maioria das vezes, não estamos satisfeitos com o que temos. Há alguns meses, vi uma propaganda de cerveja, recém lançada no mercado, que sugeria que estar casado por vinte, trinta anos não deveria ser um grande negócio, pois a sua grande “paixão” poderia estar por aí, enquanto você está vivendo esta pseudo satisfação. “Coragem pra casar, todo mundo tem, e pra descasar?” Eis a questão levantada pela propaganda.
A percepção que Davi possuía de Deus é algo que me encanta. No Salmo 37.5 ele chama nossa atenção pra algo que de fato satisfaz e que pode de uma vez por todas saciar a sede e a fome de nossa alma. “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração”. Neste Salmo, Davi nos fala sobre ímpios que prosperam. Nos fala sobre homens que usam de todas as maneiras para “se dar bem” na vida e pensam que podem encontrar plena satisfação em domínios e riquezas. Não muito diferente acontece nos nossos dias, onde a fome do poder, do ter e ser corroem a existência humana. Todavia, com o povo que se chama “de Deus” é diferente. Será? Não tem sido tão diferente assim. No evangelicalismo pós-moderno, o que continuamos a ver, é uma enxurrada de determinismos e busca a Deus apenas por bênçãos físicas, materiais e há quem inclua espirituais, como coisas extraordinárias e extravagantes. Só que, no versículo 5 do Salmo 37, Davi nos chama atenção para uma verdade que faz toda diferença: o Senhor satisfaz os desejos do nosso coração.
O que Davi quer nos ensinar aqui? Em primeiro lugar, quero lembrar que nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17.9). A partir da queda todos os atributos que o homem possuía em total perfeição foram corrompidos, e agora, o que reina no coração desse homem é o terrível desejo da carne, dos olhos e a soberba da vida. Sendo assim, quais desejos podem sair de um coração desse?
Davi quer nos ensinar que, a partir do momento que eu me agrado do Senhor, ou seja, volto meus olhos para o Senhor, amo o Senhor, de todo o meu coração, de toda minha alma e de toda minha força (Dt 6.5), o Senhor, Ele mesmo, sua presença e intimidade, será plena satisfação para os desejos que existem no meu coração. Com isso não estamos dizendo que, um bom apartamento, um carro novo, ou família, amigos, igreja, não nos trazem alguma satisfação, entretanto, a plenitude da satisfação, aquela que aquieta a alma e preenche o coração, só o Senhor pode proporcionar, mesmo quando nenhuma das bênçãos citadas fazem parte da nossa vida.
Tudo isso, nos serve como um chamado para realinhar nosso coração. Tirar os olhos de coisas e pessoas que passam, e voltar os olhos e o coração para Aquele que é Eterno, para Aquele que de fato satisfaz. Deus o abençoe.
Leonardo Cavalcante
Perfeito Leo, até pq qdo nos distanciamos deste olha nossa vida fica sem percepção! Precisamos dos seus(Cristo) olhos nos nossos olhos!!!
ResponderExcluirAmo vc, Deus te use muito mais!
PS: Parabéns por ir ser papai dinovo!
muito bom. Quero a parte 2. =D
ResponderExcluirMuito bom. Obrigada
ResponderExcluir