terça-feira, 27 de novembro de 2012


 para a Glória de Deus!!! Existe isso???  

                Hoje pela manhã estive no culto de oração da igreja que faço parte e um dos aspectos abordados na ministração da Palavra, em sua aplicação, foi sobre a falsidade e a superficialidade dos relacionamentos virtuais. Faz tempo que estou incomodado e desejoso de escrever em um “resumo bem resumido” o que tenho comunicado em alguns estudos e pregações a respeito desse tema, então lá vai:
                O facebook, assim como o Twitter, se tornaram a febre após o quase sepultado Orkut. Não podemos desprezar o fato de que essas redes são excelentes meio de propaganda de negócios e serviços e poderiam ser bem mais utilizadas nesse sentido, contudo elas são, na maioria das vezes, um tipo de vitrine da vida daqueles que se tornaram uma espécie de dependente deles. E o pior de tudo é que entre muitos discípulos de Cristo isto se tornou realidade. São impressionantes os testemunhos de muitos que declaram sua dependência dessas redes sociais e literalmente tem crises de abstinência se não acessam ao menos uma dezena vezes ao dia para se atualizar com as últimas notícias sobre a vida alheia.

                Quando leio a Bíblia e reflito sobre um tema assim, percebo dois aspectos interessantes. O primeiro é que fomos criados por Deus para, assim como é com o Trino Deus, vivermos em comunidade. Foi assim desde a criação, foi assim na caminhada bíblica ao longo do tempo e é assim hoje. Somos humanos e a comunhão faz parte da nossa humanidade, porém ela é vivenciada face a face, usando as palavras do pastor Sávio, e não em facebook. Quando olhamos o testemunho dos irmãos no início da igreja do primeiro século vemos o mais claro sentido de comunhão (At 2. 42-47) com Deus que se refletia na comunhão dos crentes. Hoje em dia com o boom das redes sociais deixamos de lado, ou até abrimos mão completamente de uma caminhada íntima, relacional, onde não somos “fachadas perfeitas” que não tem crises e pecados, mas que abrem o coração e são confrontados, tratados e curados na disciplina por meio da Palavra, oração e do abraço cheio de graça que afirma: estou aqui contigo pra caminharmos juntos, por relacionamentos virtuais falsos e superficiais. Abrimos mão de chorar e sorrir frente a frente como irmãos, das longas conversas, dos momentos onde saímos simplesmente para juntos compartilharmos a vida e a caminhada com o Pai. Redes sociais se tornaram um local onde se é aquilo que se sonha ser e não o que se é na realidade. Um local onde pessoas que não tem coragem e Bíblia no coração para tratar seus relacionamentos mal resolvidos com o(s) próximo(s) enviam seus “recados” disfarçados de piedade, mas na verdade recheados de suas intenções críticas, facciosas e medonhas. Onde se colocam fotos e mais fotos, afirmações e mais afirmações de que “está tudo bem” onde na verdade está tudo indo de mal a pior. Onde a fofoca, o disse me disse encontram o ambiente perfeito para se estabelecerem. É esse tipo de relacionamento mascarado que tem se entranhado entre muitos do povo de Deus e é nesse ambiente que são desperdiçadas horas preciosas.

                O segundo aspecto que percebo é fruto de algo que um amigo uma vez me chamou atenção quando conversávamos sobre este assunto. O amigo me disse: “O apóstolo Paulo em seu tempo fez uso de mensagens por cartas”. Concordamos com isso e principalmente pelo conteúdo das cartas de Paulo. Onde percebemos em alguma carta Paulo perdendo tempo com baboseiras e frivolidades? Poderíamos seguir o exemplo de Paulo e usar esses meios com uma finalidade: a Glória de Deus!!! Já parou pra pensar no alcance e no poder de textos bíblicos lançados nas redes? Já parou pra pensar em vidas que podem ser alcançadas por uma palavra, um texto, um versículo que expresse a Glória de Deus e não a nossa?! Outro ponto sobre isto é que, Paulo escrevia porque estava impedido de estar presente, era necessário naquele momento de impossibilidade, mas se fizermos uma leitura acurada de suas cartas, seu desejo era estar perto dos irmãos, era participar da caminhada.

                Povo de Deus, acorde!!! Não perca mais tempo com o que é vão!!! Pregue a tempo e fora de tempo. Use aquilo que está a sua disposição pra promover Deus e não você!!! E acima de tudo, não abra mão de uma caminhada bíblica, de relacionamentos verdadeiros face a face, não abra mão de estar perto, como o Corpo do Cristo vivo e não virtual.

Leonardo Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário