terça-feira, 15 de março de 2011

“Plano de Guerra”

“Plano de Guerra”
           
   Se você fosse um estrategista de guerra como então planejar a derrota, ou a destruição total de um inimigo? Bom, não sou esse estrategista, contudo penso que esses técnicos da destruição agem na identificação e posteriormente, ataque, nas vulnerabilidades de seus inimigos.
           
    Do mesmo modo, Satanás é um perito em identificar e atacar pontos fracos. Por exemplo, uma pessoa que está fragilizada por sonhos frustrados, decepções relacionais, ansiedade e coisas do tipo é um alvo fácil. Primeiro porque em momentos assim o coração rebelde aparece duvidando do caráter de Deus e estabelecendo seus próprios caminhos. Como diz a música do Casting Crowns, de forma lenta e constante conceções são feitas, valores preciosos são negociados quando você fica aos seus próprios cuidados. Poderíamos lembrar aqui também da falta de devocionalidade que é gerada pela falta de paixão por Deus, a frieza do coração gerada pelos cuidados desse mundo... Na verdade, muitos são os fatores que geram brechas em nosso coração.        
           
      É nesse momento de brechas que se abrem onde as maiores guerras são travadas, em situações quando a armadura de Deus (Ef 6.10-20) é retirada e somos severamente atingidos pelos dardos inflamados do maligno. Uma coisa que devemos estar atentos nessas guerras é que ela não é uma guerra de explosões bombásticas e coisas muito aparentes. Nosso inimigo faz as coisas de forma sorraterira, lançando dúvida sobre a Verdade e dando razão para os momentos de mentira e rebeldia do nosso coração. É um ataque muitas vezes revestido de coisas como: “o que tem de mais?”, ou, “isso é bobagem, deixe de ser xiita!”.
            
      Agora a pergunta que segue: De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o (o seu caminho) segundo a Tua palavra (Sl 119.9). Esse é o chamado a observarmos nosso caminho segundo a Palavra viva e eficaz. A deixarmos nossa incredulidade, ídolos e rebeldia cravados na cruz e seguirmos a Cristo custe o que custar. Que Deus nos abençoe!
                                                                                                                                  
                                                                                                                                  Leonardo Cavalcante

2 comentários:

  1. Muito bom o Post, léo! Tenho vivido esses dias aflitos por ver meus amigos vivendo dessa maneira, e com o coração cheio de desculpas, pecados, rebeldia e incredulidade. A juventude hoje precisa urgente olhar mais pra Deus, e confiar somente Nele, e viver uma vida de acordo com a vontade Dele!

    ResponderExcluir
  2. Falando do modo de atuar mais discreto de Satanás, acho que uma das maiores armas dele é a Auto-Ajuda.

    A idéia de que a vitória virá unicamente através do pensamento positivo, da força do braço ou do intelecto, tem iludido várias pessoas. Deus geralmente ficando em segundo plano (quando é citado).

    Penso que uma frase que ouvi recentemente de um amigo traduz isso:

    "Só depende de nós, pois um grupo unido jamais será vencido. Com certeza Deus há de querer"

    ResponderExcluir