“Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus”
2 Tm 2.1
O que normalmente falamos para uma pessoa que conhece a Deus e está desanimada com Deus e com a vida? Bom, percebo na maioria das vezes que quando nos deparamos com situações assim, parece que nos transformamos em compêndios de auto-ajuda sempre cheios de palavras adocicadas pela sabedoria humanista e com apelos a uma melhora da auto-estima. Ah! Não poderia esquecer a tapinha nas costas e um sorriso de aparente identificação com a situação do outro.
O fato é que na história da humanidade a Igreja nunca foi tão psicologizada como nos dias atuais. Essa visão se apresenta e tenta explicar as crises do coração do homem por meio de “chaves” psicológicas dentre as muitas escolas da psicologia. Um aspecto disso é que hoje “a responsabilidade e causa de atitudes erradas são sempre de alguém (outra pessoa) ou algo mais (fatores do passado, presente, etc.)”. Isto faz com que o indivíduo se torne sempre uma vítima, imputável e intocável. Outro discurso é o de que o seu bem-estar está acima de qualquer responsabilidade, acima de valores Bíblicos promovendo cada vez mais o “eu” ou o ser auto-centralizado.
Quando observamos as cartas escritas ao jovem Timóteo, principalmente na segunda carta, percebemos não só aspectos doutrinários que deveriam ser observados, todavia notamos um cuidado especial de Paulo por seu filho na fé. Em especial neste versículo que tomei para refletirmos, vejo um caminho proposto pelo apóstolo para os corações desanimados em meio às circunstâncias da vida. Paulo o convoca para um fortalecimento na graça que está em Cristo Jesus. Diferente da visão humanista dos nossos dias, o chamado literal aqui, de acordo com o verbo usado no texto, é a um fortalecimento do homem interior contínuo na graça que está em Cristo, ou seja, em Cristo nós somos capacitados continuamente para que em meio às batalhas não venhamos a desfalecer. Entretanto, este mesmo verbo também está no imperativo, o que denota uma ordem, noutras palavras há um caminho de graça apresentado por Deus aos desalentados que perderam o foco da caminhada. Das muitas placas existentes nessa estrada, encontramos uma que aponta para o caminho de restauração do coração, porém, aqueles que querem continuar seguindo em outra direção encontrarão abismos e toda sorte de frustrações tudo isso porque não se submeteram ao caminho proposto por Aquele que criou o mapa e a rodovia pra que trilhássemos nela.
Fortifique-se na graça que está em Cristo Jesus, perceba com clareza tudo que Ele fez e o Seu chamado que por Sua graça, capacita você, para em meio as batalhas resistir por meio dEle. Deus abençoe você!!!
Leonardo Cavalcante
